As ruas da "favela" Benito Gama não possuem qualquer infraestrutura
Uma favela em Livramento
chamada "Benito Gama" Nas proximidades do bairro do Taquari, mais ou menos a oeste, em Livramento de Nossa Senhora, surgiu uma povoação, que veio a ser definida como um novo bairro, batizado com o nome de "Benito Gama", numa injusta homenagem ao ex-secretário de Estado e ex-deputado federal, pela Bahia, nascido na cidade de Ituaçu. Injusta porque o ilustre parlamentar nada fez pelo município para merecê-la, a não ser pelos que comandavam a administração, à época, e certamente retribuindo favores pessoais.
Apesar do nome ilustre e famoso, o que deveria ser um bairro decente, é uma das mais vergonhosas favelas urbanas da região, realidade nova em Livramento. Quase todas as casas são erguidas com blocos de cerâmica, talvez pela facilidade em adquiri-los nas proximidades, mas as condições internas das habitações revelam um estado de pobreza que violenta a dignidade humana. O poder público encontra-se totalmente ausente do local, a não ser por uma placa alertando para a proibição de novas construções.
Em algumas residências, há fogões formados por trempes de pedras ou tijolos, do lado de fora dos cubículos, e os sanitários resumem-se num buraco coberto por tábuas, a céu aberto, protegidos por muros ou pedaços de pano e plástico. Existe até uma espécie de especulação imobiliária dos miseráveis, por invasores e adquirentes de lotes, que os ocupam para vendê-los mais caros depois. Consta que os favelados são oriundos da zona rural de Livramento e de municípios vizinhos, atraídos pelo subemprego nos pomares de manga.
A situação é tão crítica, que está a merecer uma ação social urgente do poder público, mesmo sendo uma herança de administrações anteriores. O abandono infantil, a prostituição e proliferação do consumo de drogas chegam a ser assustadores. Merece até que se faça um álbum com as fotos do local para ser enviado ao patrono do bairro, ou melhor dizendo, da favela, o Sr. Benito Gama.
O poder público está totalmente ausente no novo "bairro" da cidade
Um misto de favela, bairro e zona rural, em homenagem ao deputado
A "favela" em forma de bairro cresce com moradias sem acabamento
O esgoto a céu aberto, em plena rua, ameaça a saúde dos moradores
As moradias são tão precárias que o sanitário é um buraco no quintal
Moradia típica da "favela" Benito Gama, cubículo só com uma porta
Aqui é o sanitário de uma das "residências", uma vergonha humana
"Fogão" improvisado do lado de fora, não coube no apertado cubículo
Os políticos vão lá pedir votos, mas não se sensibilizam com a miséria
A especulação imobiliária não dispensa nem mesmo os miseráveis
A Prefeitura proibiu novas construções para conter o avanço da favela |